Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Dr. Marcel Molon - Cremers 29.509 | RQE 24.079

Marcel Molon

Blog

Rinoplastia: cirurgia plástica no nariz

por

A rinoplastia remodela e pode alterar o tamanho do nariz, arrebitar a ponta e suavizar o “osso” nasal.

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz. Existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba osteocartilaginosa, que é como os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de parte da popular “carne esponjosa”, que costuma aumentar na presença de alergias, como a rinite. A rinoplastia pode ser feita a partir dos 16 anos, idade em que o desenvolvimento facial da paciente está concluído.

Existem basicamente duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta ou a fechada. Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas. A técnica da rinoplastia aberta geralmente é mais indicada nos casos em que há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz.

A rinoplastia fechada é um procedimento que exige grande qualificação do profissional pois é realizada com um campo visual limitado, ou seja, o cirurgião plástico trabalha às escuras, já que a pele do nariz do paciente não é levantada. Na técnica fechada há algumas vantagens, como o procedimento ser um pouco mais rápido, a recuperação ser mais rápida do que na cirurgia aberta e as cicatrizes ficarem escondidas na sua totalidade.

A fratura do osso nasal é realizada apenas em casos específicos, avaliada anteriormente durante o exame físico, no intuito de reduzir a giba osteocartilaginosa do dorso nasal e de diminuir o tamanho da base nasal. Ela pode ser realizada tanto pela técnica aberta quanto fechada. Quem sofreu alguma fratura prévia, que deixou o nariz torto e lateralizado, também pode precisar da fratura nasal para ajustá-lo.

A anestesia pode ser a geral ou local com sedação. Caso seja usada a geral, será necessária a intubação do paciente e a respiração será auxiliada por aparelhos (apenas durante o procedimento cirúrgico). A cirurgia costuma demorar em torno de 2-3 horas.

O paciente que passa pela rinoplastia costuma ter alta hospitalar no mesmo dia. Nos casos da cirurgia de rinoplastia estética associada à cirurgia funcional, o paciente pode precisar ficar internado por um período de 12 a 24 horas.

PÓS-OPERATÓRIO

No passado, era utilizado o gesso no pós-operatório. Hoje ele foi substituído por um plástico enrijecido, que dá uma fixação melhor e é mais higiênico. “Ele fica mais tempo imóvel, se molda de maneira mais eficiente ao nariz e pode ser molhado em algum caso” explica o cirurgião plástico Esmail Saffadine, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Os curativos são mantidos por 15 dias, sendo sete dias com plástico enrijecido e sete somente com fita adesiva porosa. Atualmente são utilizados tampões nasais internos de silicone. Estes, são mais vantajosos que os antigos tampões de gaze por proporcionarem a manutenção da respiração imediatamente após o término da cirurgia e por diminuir a chance de hematomas do septo nasal.

A respiração pode ficar dificultada logo nos primeiros sete dias pela presença de crostas sanguíneas nas narinas, melhorando com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião.

O repouso deve ser moderado por sete dias e leve até o décimo quinto dia. Depois deste período já é possível voltar às atividades rotineiras e ao trabalho. Devem-se evitar esforços físicos e exercícios intensos: indicados, a princípio, a partir de 30-45 dias após a cirurgia.

O pós-operatório normalmente é sem dor, e quando ela aparece é facilmente solucionada com uso de analgésicos habituais. A formação de equimoses (manchas rochas no rosto) é comum quando ocorre a fratura dos ossos nasais. A absorção completa se dará num período médio de 15 dias.

Nos primeiros cinco a sete dias após a cirurgia é recomendado que o paciente mantenha-se com a cabeça elevada, com a ajuda de travesseiros, durante o sono. Nesse período também deve ser evitado dormir de lado e de bruços, situações em que o nariz pode se chocar contra o travesseiro, causando dor e desconforto.

CICATRIZES

A quase totalidade das cicatrizes da rinoplastia ficam escondidas ou em locais de pouca exposição. Dependendo da qualidade da cicatrização de cada paciente, o resultado final pode ser uma cicatriz fina, agradável e quase imperceptível. Caso haja algum problema de cicatrização, existem tratamentos que podem ajudar a melhorar o processo cicatricial.

Após a rinoplastia é recomendado o uso rigoroso de protetor solar, evitando o aparecimento de manchas, principalmente se houver cicatrizes visíveis.

O inchaço da região nasal vai gradualmente diminuindo e em 30 dias já é possível ver 75% do resultado final da cirurgia. Em 60 dias, aproximadamente 90%. Entre seis meses e um ano o resultado será completo.

Adaptado do blog Vida e Saúde

Quer ficar por dentro de novidades, curiosidades e atualizações sobre cirurgia plástica? Siga acompanhando o Blog da Cirurgia Plástica!
Até o próximo post!

Dr. Marcel Molon – Cirurgião Plástico
Cirurgia Plastica Porto Alegre


Curtir
Compartilhar
Voltar ao topo